quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Biblioteca de Alexandria

A Biblioteca Real de Alexandria ou Antiga Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Ela floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até a Idade Média, quando foi totalmente (ou quase) destruída por um incêndio casual.

Acredita-se que aquela biblioteca foi fundada no início do século III a.C. , concebida e aberta durante o reinado do faraó Ptolomeu / Sóter ou durante o de seu filho Ptolomeu II.Plutarco (46 d.C. – 120) escreveu que, durante sua visita a Alexandria em 48 a.C. , Júlio César queimou acidentalmente a biblioteca quando ele incendiou seus próprios navios para frustrar a tentativa de Achillas de limitar a sua capacidade de comunicação por via marítima.

De acordo com Plutarco, o incêndio se espalhou para as docas e daí à biblioteca.No entanto, esta versão dos acontecimentos não é confirmada na contemporaneidade. Atualmente, tem sido estabelecido que a biblioteca, ou pelo menos segmentos de sua coleção, foram destruídos em várias ocasiões, antes e após o século I a.C..Destinada como uma comemoração, homenagem e cópia da biblioteca original, a “Bibliotheca Alexandrina” foi inaugurada em 2002 próximo ao local da antiga biblioteca.


VEJA AS FOTOS:


Interior da Biblioteca de Alexandria (sec. III a.C.)


Biblioteca de Alexandria - Prédio atual


Biblioteca de Alexandria - Vista interna (atual)

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário