segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

More – Mecanismo Online para Referências



Uma equipe de funcionários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu, em 2005, a versão beta de um mecanismo online para criação referências o MORE.

Trata-se de ”uma ferramenta gratuita que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail. O programa automatiza, também, alguns procedimentos tais como: a inversão dos nomes dos autores - sobrenome, prenomes-; uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.”

Em 2006, foi disponibilizada a versão 1.0 do sistema com duas inovações: “a criação de um banco de dados pessoal e um banco de dados público que armazena e organiza todo o material bibliográfico formatado pelo sistema e, possibilita a função “pesquisa” que é utilizada para recuperar tanto uma referência em um banco de dados pessoal – desde que o usuário tenha feito o login com sua senha-, quanto do banco de dados público“.

Esse site é mais uma ajuda na elaboração da lista de referências de trabalhos acadêmicos, em conjunto com as normas da ABNT - entre elas a NBR 6023

Nenhum comentário:

Postar um comentário